Olá, adoradores de comida japonesa!
O hashi faz parte da cultura japonesa desde o seculo IV e é feito de muitos tamanhos e materiais. Podem ser cilíndricos ou retangulares e podem ser feitos de marfim, bambu, salgueiro, cipreste entre outros tipos de madeira. E para cada ocasião há um tipo de hashi diferente, como também para cada membro da família.
Agora em 7 passos, você vai aprender como participar de uma refeição tipicamente japonesa com a utilização dos hachis.
PASSO 01 - O benefício dos pauzinhos - Pelo fato de você levar pouca comida até a boca, ele reduz as porções de comida que você coloca na boca e dispensa o vai e vem dos garfos e facas. Pode ser muito difícil no começo, mas para o nosso auxilio existem pequenos adaptadores de plástico para os iniciantes, mas que são dispensados depois do treino.
PASSO 02 - Guardanapos quentes sobre a mesa - Relaxe, esses paninhos são utilizados para limpar as mãos e algumas vezes o rosto . É uma TOALHA e não um guardanapo para se colocar no colo.
PASSO 03 - Cuidado, não chupe os hashis! - Isso é considerado um pecado mortal na mesa, não se pode nunca chupar o hashi como se ele fosse um pirulito ou algo do tipo.
PASSO 04 - Apontar o hashi - Nunca peça alguma comida apontando o hashi para ela ou nunca converse com os hashis na mão. Hachis são talheres e não uma varinha do Harry Potter. Além de espertar comidas com o hashi, isso também não pode, pois tem todo um significado religioso por trás desse movimento vertical.
PASSO 05 - Postura na mesa - Ponto fundamental numa refeição japonesa. Não se dobre para pegar algum prato ou tigela. O hashi leva a comida até a boca e não o contrário.
PASSO 06 - Compartilhar - Nunca compartilhe suas tigelas de comida ou os hashis. Quando a refeição acabar lembre-se de colocar os hashis sobre o pedacinho de madeira que está sobre a mesa, ou simplesmente junte-os na horizontal sob um pequeno pedaço de papel.
PASSO 07 - Final da refeição - Lembre-se de tampar tudo o que estava tampado e colocar os hashis na posição correta explicada acima. Respeite os costumes que são preservados desde muito tempo atrás na cultura japonesa.
Então é isso. Espero que tenham aprendido o básico para não dar vexame em algum restaurante e para não passar vergonha principalmente.
Não esqueçam de comentar abaixo. Seus comentários são sempre bem vindos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário